BCG

A vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível.

DENGUE

A Dengvaxia é uma vacina utilizada para ajudar a proteger você ou seu filho contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue. A Dengvaxia é aplicada em adultos, adolescentes e crianças dos 9 aos 45 anos de idade que moram em áreas endêmicas

DTPa+IPV

A vacina DTPa-IPV é indicada como vacinação de reforço tardio (5ª dose) para crianças em idade pré- escolar (entre 5 e 11 anos) ou em pré-adolescentes (entre 11 e 13 anos) que foram previamente sensibilizados com vacinas celulares.

FEBRE AMARELA

A vacina contra a febre amarela é elaborada com o vírus vivo atenuado, é aplicada por via subcutânea na região deltóide a (braço). Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação e confere imunidade por, pelo menos, 10 anos (provavelmente por toda a vida).

FEBRE TIFOIDE

A vacina febre tifoide (polissacarídica) é uma vacina inativada que age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra a bactéria Salmonella typhi, causadora da febre tifoide. O efeito da vacina aparece cerca de 2 a 3 semanas após a injeção e persiste por no mínimo 3 anos.

HEPATITE A

A vacina previne a hepatite causada pelo vírus A, forma mais frequente em crianças, podendo acometer também adultos susceptíveis. Composta por vírus inativado, possui apresentação pediátrica e adulto, podendo ser aplicada, via intramuscular, a partir de 1 ano de idade em 2 doses com intervalo mínimo de 6 meses.

HEPATITE B

A vacina previne contra a hepatite causada pelo vírus B, doença que varia desde portadores assintomáticos até casos graves evoluindo para cirrose e câncer hepático.  A aplicação é feita por via intramuscular, a vacina está indicada em qualquer momento da vida, em ambos os sexos, com o objetivo da prevenção da aquisição do vírus da hepatite B por via sexual ou através da exposição de instrumentos contaminados com sangue de paciente portador do vírus da hepatite B. Em qualquer idade, o esquema é sempre de 3 doses.

HEPATITE A+B

Esta vacina está indicada para as pessoas que não tenha ainda recebido as vacinas contra os vírus A e B. É também aplicada em 3 doses (0, 1 e 6 meses), por via intramuscular. É uma opção muito interessante para adultos que querem se proteger contra os dois vírus de hepatite, de forma mais prática.

HERPES ZOSTER

O herpes zoster é uma doença causada pelo mesmo vírus da varicela, que fica incubado nos nervos depois que a pessoa teve a catapora. Geralmente acomete pessoas acima de 50 anos, são lesões na pele que podem ser extremamente dolorosas e seguem o trajeto de um nervo. Esquema de vacinação:  dose única a partir de 50 anos de idade.

HEXAVALENTE BACTERIANA

É uma vacina combinada contra difteria, tétano, pertussis, poliomielite, doenças causadas pelo Haemophilus influenza e tipo b e também contra hepatite B. O esquema vacinal pode ser iniciado aos 2 meses caso o paciente não tenha recebido a 2ª dose da vacina contra hepatite B com 1 mês, a 2° dose da hexavalente será realizada aos 6 meses.

HPV (BIVALENTE E QUADRIVALENTE)

As vacinas contra o HPV oncogênicos são utilizadas para prevenção de infecções causadas por estes vírus, sendo a bivalente composta pelos sorotipos 16 e 18 e a quadrivalente pelos sorotipos 6, 11, 16 e 18.  Esquema vacinal da hpv bivalente consiste em dose inicial, segunda dose 1 mês após a primeira e a terceira 6 meses após a primeira. Esquema vacinal da hpv quadrivalente consiste em dose inicial, segunda dose 2 meses após a primeira e a terceira 6 meses após a primeira.

IMUNIGLOBULINA ANTI-RH

É utilizado para profilaxia da doença hemolítica do recém nascido. A imunoglobulina Anti-RH é usada profilaticamente para prevenir a formação de anticorpos contra eritrócitos RH- positivos em pessoas Rh-negativas que estão sob risco de serem sensibilizadas por esses eritrócitos. É realizada por via intramuscular, pode ser administrada durante a gestação e após o parto.

INFLUENZA

Atualmente existem duas vacinas, uma trivalente contra três sorotipos de vírus e outra quadrivalente contra 4 entre 6 e 36 meses é de 0,25 ml e depois dos 3 anos de idade é de 0,5 ml. A partir dos 9 anos é administrada apenas uma dose de 0,5 ml anualmente. A via de aplicação utilizada é intramuscular.

MENINGOCÓCICA B

Proteção contra doença meningocócica invasiva (meningite, meningococemia) causada pelo meningococo do tipo B. Pode ser aplicada em crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos de idade. Esquema de doses: Crianças até 6 meses: três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade (intervalo de 2 meses entre as doses), com um reforço entre 12 e 15 meses.Crianças entre 7 e 11 meses: duas doses com intervalo de 2 meses e reforço entre 12 e 15 meses de idade, com intervalo mínimo de 2 meses da última dose. Crianças entre 12 meses e 10 anos de idade: duas doses com intervalo de dois meses.Crianças a partir de 11 anos, adolescentes e adultos: duas doses com intervalo de um mês.

MENINGOCÓCICA ACWY

Proteção contra infecções graves causadas pelos meningococos tipo A, C, W e Y (meningite, meningococcemia). Existem duas vacinas, uma licenciada a partir de 1 ano de idade e outra a partir de 2 meses de idade. As sociedades brasileiras de Imunizações e de Pediatria recomendam vacina meningocócica ACWY preferencialmente no esquema de vacinação infantil (aos 3, 5 e 7 meses), bem como para os três reforços: de 12 a 15 meses, aos 5 anos e aos 11 anos de idade. É também a vacina preferencial  para a imunização de adolescentes e adultos.

MENINGOCÓCICA C

Proteção contra as meningites causadas pelos meningococo tipo C. Pode ser aplicada em crianças a partir de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos. As sociedades brasileiras de Pediatria e Imunizações recomendam que, na impossibilidade de uso da vacina meningocócica ACWY, a vacina meningocócica C seja aplicada no esquema primário do primeiro ano de vida.

ROTAVÍRUS

O rotavírus é um vírus que causa diarreia grave frequentemente acompanhada de febre e vômitos. É uma das principais causas de gastroenterites e de óbitos em crianças menores de cinco anos em todo mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida e os casos mais graves ocorrem em crianças até os dois anos de idade. Existem duas vacinas rotavírus: pentavalente e monovalente. O esquema da vacina monovalente  é de duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. O esquema da vacina pentavalente é de três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. Para ambas as vacinas, a primeira dose deve ser aplicada a partir de 6 semanas e até 14 semanas de vida e a última dose até 7 meses e vinte e nove dias.Se o bebê perder a primeira dose, não poderá mais ser vacinado. Por isso é muito importante prestar atenção no prazo para início do esquema vacinal.

 PNEUMOCÓCICA 13

Proteção contra infecções invasivas causadas pelo pneumococo. A vacina pneumocócica 13-valente protege contra 13 sorogrupos de pneumococos e é licenciada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos. A vacina pneumocócica 10-valente está licenciada para crianças a partir de 2 meses até 5  anos de idade.

PNEUMOCÓCICA 23

Proteção contra a infecção pelo pneumococo. Indicada para pacientes a partir de 2 anos de idade com doença de base que os coloquem em risco para a doença (diabetes, cardio e pneumopatias, esplenectomizados, etc.) e idosos. Esquema de vacinação: para crianças, somente a partir dos 2 anos de idade em dose única. Sob orientação médica, pode ser indicado apenas um reforço após 5 anos, para pessoas a partir de 60 anos e pacientes de qualquer idade portadores de doenças crônicas de maior suscetibilidade para a doença pneumocócica: o esquema deve ser iniciado com uma dose da vacina 13-valente seguida de uma da vacina 23-valente dois meses depois e uma segunda dose da vacina 23-valente após cinco anos da primeira.

TETRA VIRAL

Proteção contra rubéola, caxumba, sarampo, varicela e suas complicações. Esquema vacinal: crianças a partir de 12 meses: uma dose aos 12 meses e reforço entre 15 e 24 meses (intervalo mínimo de 3 meses entre as doses) crianças a partir de 2 anos até 12 anos de idade: duas doses com intervalo de três meses.

VARICELA

Proteção contra a varicela (catapora). Esquema vacinal: crianças de 12 meses até 2 anos: 2 doses, a primeira a partir dos 12 meses de idade e a segunda entre 15 e 24 meses de idade, respeitando-se intervalo mínimo de 3 meses. A aplicação a partir de 9 meses deve ser feita sob orientação médica e esta dose deve ser desconsiderada. Crianças maiores de 2 anos e menores de 13 anos: 2 doses, a segunda 3 meses após a primeira. Crianças maiores de 13 anos e adultos: 2 doses com intervalo mínimo de 1 mês entre elas.